Skip available courses

Available courses

O Programa Agente de Controle, foi idealizado pelo Diretor-Presidente do Instituto Plácido Castelo, Conselheiro Alexandre Figueiredo, por considerar importante a necessidade de interação entre o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a comunidade. Seu objetivo principal é fortalecer as atividades de fiscalização da aplicação dos recursos públicos estaduais e municipais, bem como ressaltar a relevância da participação do jovem cidadão no controle social. O programa constitui-se num parceiro das escolas, universidades e instituições que desejam promover discussões e mobilizações democráticas acerca da cidadania.

Objetivo: Disseminar entre os participantes conhecimentos a cerca da responsabilidade na gestão fiscal dos recursos públicos.

Objetivo: Proporcionar estudos dos temas fundamentais ligados à legislação brasileira em defesa da transparência, da moralidade e da integridade públicas: Lei nº 12.527, de 18.11.2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), Lei nº 12.813, de 16.05.2013 (Lei do Conflito de Interesses – LCI), e Lei nº 12.846, de 01.08.2013 (Lei Anticorrupção Empresarial Brasileira – LAEB)

Objetivo: Disseminar, entre servidores,  jurisdicionados e a sociedade, conhecimentos e discussões acerca da importância do Controle Externo da Administração Pública. Também será enfatizado exemplos de instrumentos os quais a sociedade dispõe para exercer tal controle, bem como  esclarecer o papel de cada stakeholder (envolvidos) na execução do Controle Externo, e como os Tribunais de Contas se posicionam nesse processo.